Disponibilizamos aqui algumas sugestões de passeios que podem ser feitos em nosso circuito turístico ” Terras Altas da Mantiqueira” . Você poderá conhecer um dos mais belos lugares do Brasil, ainda pouco explorados. Podemos indicar a você receptivos de nossa região que fazem esses passeios e o tratam com muito carinho e cuidado. Também indicamos guias que podem acompanhá-lo por qualquer lugar.

 

TRILHAS PLANILHADAS:

Caro visitante, aqui você encontra 5 Trilhas Planilhadas para curtir no seu melhor estilo, seja de mountain bike, de botina, à cavalo ou em veículos off road. Esta é uma ação do Conselho Municipal do Turismo de Itanhandu – COMTUR, com recursos do Fundo Municipal do Turismo – FUMTUR.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itanhandu

 

 

Pico das Agulhas Negras

Localização: Município de Itamonte, dentro do Parque Nacional de Itatiaia.
Altitude: 2787m
Época ideal : de maio a setembro

 

———————————————————————————————————————————

Prateleiras

Localização: Município de Itamonte dentro do Parque Nacional de Itatiaia.
Altitude: 2539,5m
Época ideal: de maio a setembro

 

———————————————————————————————————————————

Parque do Ibama

Localização: Município de Passa Quatro
Possui uma bela cachoeira dentro do parque e que você pode conhecer caminhando entre pinheiros.

 

———————————————————————————————————————————

 

Cachoeira da Gomeira

Localização: Município de Passa Quatro

Formada por várias quedas, a maior delas com 40 m, em um cenário de rara beleza, é ideal para prática do rappel. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica da cidade, uma das primeiras do Brasil, em 1911. Tempo: 3 km do asfalto

———————————————————————————————————————————

Cachoeira do Mauro – Andorinhão – Paraíso

Localização: Alto da Serra da Mantiqueira na divisa entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu
Distância : Paraíso – 8 Km da Estrada do Ibama
Andorinhão e Cachoeira do Mauro – 12 km da Estrada do Ibama
Características: Um dos maiores atrativos das Terras Altas da Mantiqueira é Rio Verde que tem sua nascente no alto da Serra da Mantiqueira, no município de Itanhandu. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina ( 2797m) , formando um lindo rio com águas cristalinas e que corre entre imensas pedras em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. Os pontos mais procurados são o Paraíso e Andorinhão. O acesso é difícil, com trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes.

———————————————————————————————————————————

Pedra do Picu

Localização:Município de Itamonte – Lado sul do Engenho de Serra
Distância: De Itamonte – 15Km
Altitude: 2151m com desnível para 1400m
Época ideal : de maio a outubro

———————————————————————————————————————————

Túnel – Passeio no Trem da Serra

É um passeio muito agradável em Maria Fumaça que te leva até o Alto da Serra da Mantiqueira na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo até o Túnel onde ocorreu o confronto entre os 02 estados na revolução de 1932. Este passeio tem a duração de 02 horas.

Localização: Município de Passa Quatro

———————————————————————————————————————————

Ingá

Localização: Município de Passa Quatro entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio do Quilombo.
Distância: 8 km do centro de Passa Quatro.
Características: Árvore enorme, pertencente à família das leguminosas cujos galhos têm dimensões de troncos formando até 30m de diâmetros.

———————————————————————————————————————————

Cachoeira do Vô Delfim

 

Localização: ItanhanduO acesso pode ser feito pela Estrada do Jardim ou Estrada do Paiolinho, estradas essas de terra e em bom estado, até o km 6, onde se deve seguir por uma propriedade particular até chegar à corredeira. Desde a entrada do sítio, só é possível ir a pé.

Distância: 8km do Centro da cidade.

Características: Queda d’água com corredeira localizada na Estrada do Jardim, km 6. É um recurso público, porém se encontra em propriedade particular. O local é margeado por pastagens e pequenos arbustos, além de poços para banho. A água límpida, de coloração esverdeada, que com o choque provocado pela queda d’água colore de branco o verde rio. A Serra da Mantiqueira invade todo o contorno, com céu azul e poucas nuvens, dando um contraste visual na paisagem. O turismo de lazer e ecoturismo podem ser praticados no local.